Ícone do site Parque Bondinho Pão de Açúcar

Conheça as melhores trilhas no RJ para se aventurar

Uma das grandes atrações do Rio de Janeiro são suas belezas naturais, com praias e montanhas em uma só cidade. Pensando nisso, decidimos listar as melhores trilhas RJ para que você possa aproveitar as paisagens incríveis da cidade.

Mas nada sustos! Nossa lista tem opções para quem está começando a trilhar, como a do Morro da Urca, mais avançadas, como a da Pedra da Gávea, e para quem já é experiente no assunto, como a trilha do Morro do Corcovado.

Separe o tênis e o repelente e comece já esta viagem! 

Fazendo trilhas fáceis

São consideradas trilhas fáceis as que não precisam de equipamentos rebuscados, em que o terreno não é tão íngreme e a caminhada não é tão extensa. Duas trilhas fáceis no Rio de Janeiro são:

Trilha do Morro da Urca

Trata-se de uma trilha pela qual você acessa o Morro da Urca e curte o visual da Cidade Maravilhosa lá do alto. Ela fica ao final da pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha, e é leve, bem sinalizada, com duração de cerca de 30 minutos de subida. Ou seja, dá para acessar o Morro da Urca, a primeira estação do Parque Bondinho, de graça. E você ainda pode completar seu passeio andando de bondinho. Basta comprar o bilhete no totem de autoatendimento na chegada do Morro da Urca. Além do visual, dá para aproveitar para almoçar ou fazer um lanchinho, já que o local tem lojas e restaurantes. Saiba tudo que você encontra aqui.

Trilha da Pedra Bonita

Trilha leve e de fácil acesso, que fica no Parque Nacional da Tijuca. A entrada fica entre a praia de São Conrado e a Barra da Tijuca, e ela demora de 30 a 50 minutos – dependendo do seu ritmo. Com subidas leves e espaço para caminhar, ela é bem sinalizada e considerada segura. Vale subir e ir até a Pedra Bonita e, na volta, admirar a cidade da rampa de voo livre, que fica por ali também.

Fazendo trilhas intermediárias

São consideradas trilhas intermediárias aquelas que oferecem obstáculos de até 20 centímetros do chão, requerem alguma técnica para subir ou apresentam uma elevação maior no terreno. O tempo de caminhada também pode impactar em quem não está acostumado com caminhadas longas. Duas intermediárias no Rio de Janeiro são:

Pedra da Gávea

Também localizada no Parque Nacional da Tijuca, a trilha envolve um momento de escalada do maior bloco de pedra à beira-mar do mundo, a Pedra da Gávea. Apesar de ser famosa, tem trechos que exigem o uso de equipamentos de segurança. A vista, que é uma das mais lindas da cidade, compensa.

Trilha da Pedra do Telégrafo

A trilha fica em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, e leva à famosa Pedra do Telégrafo, onde os trilheiros tiram fotos como se fosse cair, aproveitando-se de uma ilusão ótica do local. A subida é íngreme no começo, o que a deixa no nível intermediário, mas o visual da Pedra do Telégrafo e a clássica foto fingindo que está caindo fazem valer a pena. 

Fazendo trilhas avançadas

São consideradas trilhas avançadas aquelas que exigem bom condicionamento físico, demandam caminhadas de horas e levam a grandes altitudes. Duas trilhas avançadas no Rio são:

Trilha do Corcovado

Começa no Parque Lage e leva ao topo do Morro do Corcovado. É cheia de curvas com algumas subidas de mata fechada. Tem extensão de 7,7 km e trechos com grande elevação – já próximo ao Corcovado – e cruza cachoeiras e paisagens típicas da Mata Atlântica.

Trilha do Pico da Tijuca

Também dentro da Floresta da Tijuca, o Pico da Tijuca é um dos mais altos da cidade. Essa trilha tem trecho com uma escada de 117 degraus, que exige bom condicionamento físico. Do alto, é possível ver o Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã e a Baía de Guanabara.

Como vimos, as melhores trilhas RJ oferecem opções para todos os tipos de público. Mesmo que você nunca tenha praticado essa atividade, pode começar aventurando-se por uma trilha fácil, como a do Morro da Urca, e ser presenteado com uma das vistas mais bonitas da cidade.

Lembre-se, ainda, de levar protetor solar, repelente, água, além de usar um tênis confortável. Com isso, o passeio estará completo.

Se você quiser saber mais sobre a trilha do Morro da Urca, clique aqui!

Sair da versão mobile