Ícone do site Parque Bondinho Pão de Açúcar®

Conheça a trilha do Morro da Urca e saiba como aproveitar o Parque Bondinho

Para quem curte trilhas e caminhadas, você precisa conhecer a Trilha Morro da Urca.

Essa trilha te leva até a primeira estação do Parque Bondinho Pão de Açúcar e durante todo o caminho, você terá um visual deslumbrante do Rio de Janeiro. Ao final da trilha, no Morro da Urca, você poderá aproveitar experiências completas que o Parque Bondinho oferece, desde lojas, lanchonetes e restaurantes, serviços locais (como tatuagem, voos de helicóptero), até garantir fotos ainda mais belas e desbravar melhor a história da cidade. Para saber tudo que pode fazer por lá, clique aqui. Lá, você ainda pode comprar seu ticket para visitar o Morro Pão de Açúcar de bondinho, um dos cartões postais mais famosos do mundo!

Neste post, você vai conhecer mais detalhes sobre a Trilha Morro da Urca para aproveitar ao máximo todas as atividades que ela oferece em seu percurso. Confira!

A trilha Morro da Urca

A trilha Morro da Urca tem um nível de dificuldade considerado de leve a moderado, uma das trilhas mais fáceis do Rio de Janeiro. Isso significa que, mesmo que você seja um iniciante, não terá grandes dificuldades em realizar o trajeto. Muitas famílias fazem a trilha e é comum pais e crianças nessa atividade.

Logo no início da subida, há um longo trecho de escadaria de troncos. Mas esse é o momento mais ‘puxado’. Depois, a subida fica mais tranquila e aí é só caminhar e curtir a natureza. O trajeto é pouco íngreme e fresco, por ser coberto por copa das árvores. Em dias com mais umidade, pode esquentar.

Essa linda trilha também faz parte do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca. O Monumento Natural é a categoria de unidade de conservação que busca preservar sítios naturais raros, únicos ou de grande beleza cênica, fortalecendo as ações de proteção dos ecossistemas associados ao bioma da Mata Atlântica e ao patrimônio paisagístico da área.

Além disso, a trilha no Morro da Urca possui uma riqueza ímpar de biodiversidade de nossa Mata Atlântica. Em relação a vegetação local, podem ser observadas espécies como a aroeira, a pitangueira, o cravo-do-mato, orquídeas e diversas espécies de bromélias, dentre elas a pioneira Alcantarea glaziouana. Quanto a fauna, podemos encontrar o tiê-sangue, o beija-flor-de-fronte-violeta, a jacupemba, o urubu-de-cabeça-preta, a perereca-de-bromélias, a borboleta-azul, a cobra coral, o tucano-de-bico-preto e o imponente gavião.

Em 2014, com a adoção da Trilha do Morro da Urca pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, foram mobilizadas iniciativas ambientais e equipes de manejo para a área, já que o grande volume da visitação exige esforços frequentes de monitoramento dos impactos e aplicação de ações de manejo.  Destacam-se entre as efetivas ações elaborados pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar na esfera ambiental, o Projeto de Manejo das Espécies Exóticas Invasoras da Flora que permitiu o controle de espécies exóticas invasoras (EEI) na vegetação e a restauração florestal. Esse trabalho é muito relevante porque as invasões de ecossistemas naturais por espécies exóticas são reconhecidas como uma das principais ameaças à biodiversidade no mundo, sendo responsável pela extinção de 39% das espécies.

Horário: Funciona das 9h às 17h, todos os dias.*

*Horário pode sofrer alterações. Acompanhe qualquer informação no Instagram @parquebondinho.

Acesso

A trilha começa na Praia Vermelha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O acesso fica bem no meio da Pista Cláudio Coutinho, trecho pavimentado que circunda o Morro da Urca. Gratuita, a Trilha leva de 40 a 60 minutos, dependendo do ritmo de caminhada.

Ao final, você chega ao Parque Bondinho Pão de Açúcar, um espaço completo com muitas possibilidades para postergar o passeio. Além de claro, ser uma das vistas mais privilegiadas do Rio de Janeiro. Você pode aproveitar para se alimentar, ir ao banheiro, conhecer o Circuito dos Mirantes, tirar fotos e passear em algumas lojas, ou apenas relaxar e curtir o dia.

Apesar de não ser possível chegar até o Pão de Açúcar com a trilha, você pode comprar o bilhete para subir de bondinho até lá fazendo um passeio especial, por um ângulo privilegiado. Essa é uma ótima opção para quem gosta de fazer trilhas, mas não abre mão de conhecer tudo sobre uma atração histórica e turística tão importante para o Rio de Janeiro. Se preferir, também é possível comprar o bilhete e descer até a Praia Vermelha pelo famoso teleférico.

Cuidados

No início e ao longo da trilha, você poderá encontrar placas informativas, tais como: “proibido alimentar os animais”, “utilize os coletores de lixo”, “não é permitida a entrada de animais domésticos” e “é proibida a retirada de plantas. Essas normas de condutas são fundamentais e devem ser obedecidas para garantir o uso da trilha sem prejuízos à biodiversidade, principalmente pela presença, ao longo do trajeto, de espécies raras, sensíveis e de difícil propagação.

Evite também fazer a trilha em dias de chuva ou no dia seguinte de um dia muito chuvoso. O início da trilha, com os degraus de troncos, quando fica molhado escorrega muito, tanto na subida quanto na descida. Por isso, é melhor optar por realizar esse passeio em dias ensolarados, usando tênis e sem esquecer do protetor solar!

Também vale dizer que o horário do Parque Bondinho Pão de Açúcar é das 8h às 20h, com última subida de bonde às 18h30 (horário sujeito a alterações. Acompanhe o site) Por isso, o ideal é se programar para aproveitar e incluir a subida até o Morro do Pão de Açúcar com o bondinho a tempo!

Você pode comprar o seu bilhete com antecedência pela internet por aqui. Divirta-se!

Sair da versão mobile