Toda cidade tem pontos turísticos que não podemos deixar de conhecer. No Rio de Janeiro então… é o que não falta! Seja pela beleza natural inquestionável ou a arquitetura da cidade, essa é uma das capitais mais belas do mundo, com alguns dos locais mais procurados por turistas de diversos países.
Se esse é o seu destino, chegou ao lugar certo! Embarque nesse artigo e descubra 3 lugares que precisa conhecer quando vier ao Rio de Janeiro.
Jardim Botânico
Para quem gosta de plantas e se interessa sobre o tema da biodiversidade, o Jardim Botânico é um excelente passeio. Criado em 13 de junho de 1808, foi idealizado pelo então príncipe regente português, D João, que decidiu colocar no local uma fábrica de pólvora e um grande jardim, para abrigar espécies vegetais trazidas de diversas partes do mundo.
Desde 1995, esse local recebeu o nome Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e é um dos mais importantes centros de estudos na área debotânica e conservação da biodiversidade do mundo. Entre as várias espécies de plantas, é possível ver raridades da floresta Amazônica e da Mata Atlântica, além de um orquidário, um cactário e muito mais.
O local funciona segunda e terça, e de quinta a domingo, das 8h às 17h.
Parque Nacional da Tijuca
Para quem gosta de belezas naturais, uma ótima opção é o Parque Nacional da Tijuca, que está localizado no bairro Alto da Boa Vista. O local oferece diversas opções de visitação, que se dividem em três setores: floresta; pedra bonita e gávea; e serra da carioca. E os programas podem ser desde piquenique e churrascos até voo livre, escalada e trilhas.
Em 1861, o imperador brasileiro Dom Pedro II declarou as florestas da Tijuca e de Paineiras como Florestas Protetoras, desapropriando chácaras e fazendas da região, para promover o reflorestamento e permitir que a vegetação local se regenerasse naturalmente. Isso tornou a Tijuca uma das áreas protegidas pioneiras mundo.
O Parque funciona todos os dias, das 8h às 17h.
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Certamente o Parque Bondinho é um dos principais e mais conhecidos cartões postais do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1912, o Parque Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do Mundo. Mais de 40 milhões de pessoas já embarcaram no bondinho, que leva o visitante até o Morro da Urca e o Morro Pão de Açúcar.
O embarque ocorre na estação da Praia Vermelha, na Urca. Chegando ao Morro da Urca, é possível aproveitar muitas experiências e serviços, desde a vista, com mirantes que contam a história da criação da cidade, até voos de helicóptero, tatuagem, lojas, bares e restaurantes. De lá, é possível subir outro trecho até o topo do Morro Pão de Açúcar, que proporciona uma deslumbrante paisagem 360º da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a entrada da Baía de Guanabara e a orla da Praia de Copacabana.
Mais que isso, o Parque Bondinho também conta com uma agenda cultural de shows e atrações, e encanta a todos com experiências completas. Portanto, quando visitar a cidade não deixe de incluir esse passeio entre os seus pontos turísticos e leve para casa muitas fotos como recordação de um dos lugares mais lindos do mundo!
Gostou de saber um pouco mais sobre o turismo do Rio de Janeiro?
Para ficar por dentro de tudo que o Parque Bondinho Pão de Açúcar promove, clique aqui.