Você sabia que a relação entre natureza e bem-estar está profundamente interligada e pode ajudar a diminuir significativamente o estresse do dia a dia?
Neste texto, vamos explicar como essa relação se dá — inclusive comprovada por estudos científicos — e que benefícios ela traz para você, como melhora da memória, da saúde física, com liberação de serotonina e muito mais.
Continue sua leitura, entenda como esse contato pode melhorar a sua vida e coloque em prática agora mesmo!
Aprenda a desestressar
Trabalho, estudo, cuidados com a casa, com filhos e várias outras rotinas costumam gerar estresse e correria. Todo mundo, de alguma forma, pode ser engolido pelas demandas do dia a dia e ter uma qualidade de vida menor, com um cotidiano mais agitado e, muitas vezes, maquinal.
Essa dinâmica pode gerar estresse, em um primeiro momento e, se não houver mudanças, gerar até problemas de saúde crônicos. Mas como mudar isso?
Aproveite a natureza e seu bem-estar
Uma solução para equilibrar a rotina e ter mais qualidade de vida é o contato com a natureza. De acordo com estudos dos psicólogos norte-americanos Stephen Kaplan e Rachel Kaplan sobre o impacto do meio ambiente na vida das pessoas, a natureza tem o seguinte poder:
- aliviar o estresse e a fadiga mental;
- melhorar a memória;
- aumentar a capacidade de concentração;
- elevar os índices de vitamina D e serotonina — o hormônio da felicidade;
- levar as pessoas a se exercitar mais do que em ambientes fechados.
Viva mais o verde
Os estudos que mencionamos datam da década de 1980 e influenciaram toda uma geração de arquitetos, paisagistas e urbanistas, no sentido de integrar seus projetos à natureza ou, quando possível, levá-la para os espaços fechados.
A ideia é, mesmo não conseguindo estar ao ar livre, as pessoas poderem se beneficiar de alguma forma do bem-estar que a natureza provoca.
Outros estudos na área da medicina comprovaram o que os pesquisadores identificaram de forma comportamental, atestando que existiram melhoras físicas e estruturais no corpo humano. Vamos ver mais informações a seguir.
Auxilia a saúde física
Um estudo da Universidade de Harvard e do Brigham and Women’s Hospital mostrou que a taxa de mortalidade de quem vivia em áreas verdes era 12% mais baixa do que para quem vivia em centros urbanos menos arborizados. Foi comprovado, ainda, que os riscos de doenças renais eram 41% menores; 34%, em casos de doenças respiratórias; e 13%, em casos de câncer.
Melhora da saúde mental
O mesmo estudo observou que a saúde mental influencia a saúde do corpo e que 30% das pessoas que vivem em áreas verdes têm melhora nesses dois aspectos. Também vale viver perto de um rio ou do mar.
Reduz o estresse
Já o estudo feito na Universidade de Chiba, no Japão, mostrou que o contato com a natureza reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), pulsação e a pressão arterial, interferindo, ainda, no sistema nervoso simpático e parassimpático.
Melhora a memória
Em estudo da Universidade de Michigan, envolvendo memorização, dois grupos foram colocados para caminhar em regiões arborizadas e outro, em uma área urbana. Na volta, o teste de memória foi aplicado, e o grupo da natureza teve 20% a mais de eficácia na prova, enquanto o outro não apresentou melhoras significativas.
Como vimos, a relação natureza e bem-estar pode melhorar e MUITO a sua qualidade de vida e da sua família. Mesmo que a correria do dia a dia não permita uma fuga para estar nesse tipo de ambiente, vale tentar passeios ou outros meios de se aproximar, no tempo que der.
Ir à praia, caminhar no parque, fazer trilhas são algumas opções. E aqui no Parque Bondinho Pão de Açúcar, você fica no coração da Mata Atlântica, em ambiente super arborizado, em meio à natureza. São diversos atrativos para crianças e pessoas de todas as idades, para descobrir e se encantar. É a certeza de que a felicidade sobe, assim como o bonde.
Agora que você já sabe os benefícios da natureza no corpo humano, que tal entrar comprar seu bilhete para visitar o Parque Bondinho Pão de Açúcar? Clique aqui e compre direto no site!