Por trás do cartão-postal do Rio de Janeiro, repleto de morros, mar, e natureza, está a Mata Atlântica, conhecida como o principal bioma da cidade.
Além de ser um dos mais ricos em biodiversidade, superando o número de 20 mil espécies vegetais, esse bioma é o responsável pelas belas paisagens e está presente em muitos dos passeios turísticos realizados na cidade, como o Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Vem com a gente saber um pouco mais sobre a Mata Atlântica e como conhecer mais de perto esse bioma na sua visita ao Rio!
Conheça a Mata Atlântica
Reconhecida como Patrimônio Nacional, a Mata Atlântica já esteve presente em todo o litoral do Brasil, desde o Ceará ao Rio Grande do Sul, sendo originalmente formada por mais de 1 milhão de km² de floresta.
Hoje, com apenas 12,5% do tamanho original, o bioma do Rio de Janeiro é protegido pela Lei da Mata Atlântica e reconhecido como um dos lugares mais importantes da biodiversidade mundial, por abrigar um grande número de espécies de animais e vegetais.
Leia abaixo mais detalhes sobre a Mata Atlântica.
Fauna e flora
Com árvores altas, samambaias, rios, lagoas e baías, a Mata Atlântica é o lar de espécies como o macaco-prego, porco do mato, tamanduá de colete e tucano-de-bico-preto.
Esse bioma também tem como ave-símbolo o Tiê-sangue, uma espécie de ave conhecida por sua cor vermelha que chama muita atenção, que pode ser encontrada no Parque Bondinho durante o passeio. Da mesma forma, pelo espaço do parque também é possível encontrar o pau-brasil, as árvores típicas da Mata Atlântica.
Clima
Além de ser uma floresta tipicamente úmida, a Mata Atlântica tem clima tropical, com temperaturas médias e a presença marcada das chuvas ao longo do ano. Apesar de a cidade do Rio acompanhar o clima desse bioma, é comum encontrar a umidade do ar maior quanto mais perto da mata.
O bioma e os pontos turísticos
Se você está em busca de uma experiência mais próxima da natureza, conhecer o bioma do Rio de Janeiro de perto é uma boa opção. Com passeios turísticos por parques, florestas e pelo Jardim Botânico da cidade, você pode conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade extensa da Mata Atlântica.
Conheça alguns pontos turísticos para ver a Mata Atlântica.
Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação que tem diversas opções de atividades ao ar livre, como: cachoeiras, escalada, voo livre, trilhas, rapel, espaço para andar de bicicleta e skate, além, é claro, da contemplação de aves e paisagens em mirantes e locais históricos.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é repleto de construções, monumentos e obras de arte. Com mais de 200 anos de história, o local é conhecido pela coleção extensa de plantas diversas e importantes para a preservação da biodiversidade.
No “Caminho da Mata Atlântica”, dentro do local, é possível caminhar por um espaço aberto preservado da Mata Atlântica.
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Com a Visita Guiada do Parque Bondinho Pão de Açúcar, você pode ficar ainda mais próximo do bioma do Rio de Janeiro. Nessa experiência, oferecida no parque, você pode realizar uma experiência única em contato com a Mata Atlântica enquanto conhece curiosidades da fauna e flora do bioma e descobre mais sobre o trabalho de conservação do lugar.
Como você pode observar, o bioma do Rio de Janeiro, a Mata Atlântica, é conhecido pela sua biodiversidade e por estar presente em diferentes atividades turísticas na cidade, desde parques e florestas à trilhas pelos morros da região.
Compre seu bilhete do Parque Bondinho Pão de Açúcar e saiba mais informações sobre a Unidade de Conservação e passeios ecológicos!