Fotografar paisagens pode parecer simples quando você está cercado por tanta beleza e cores impressionantes ao ar livre. Mas, para ter realmente um ótimo registro, que você vai querer compartilhar com os amigos ou pendurar na parede, há mais a fazer do que apenas pegar sua câmera e tirar algumas fotos.
Quer melhorar suas chances de conseguir uma bela foto de paisagem na cidade maravilhosa? Se você é um fotógrafo amador ou apenas um turista animado para ter suas memórias guardadas em sua câmera fotográfica ou celular, vai gostar da leitura abaixo.

Fique por aqui e descubra um guia rápido com 4 dicas infalíveis de como fotografar paisagens!
1. Use a iluminação natural para ter boas imagens
Com o avanço da tecnologia dos celulares, não é mais necessário ter uma excelente câmera profissional para chegar a boas fotografias. É verdade que uma câmera profissional faz muita diferença, mas não é o único meio para ter excelentes registros. Então, as sugestões deste texto servem muito bem para qualquer um dos casos, certo?
Para acertar nesse aspecto, não é preciso ter um grande conhecimento técnico sobre como fotografar paisagens. Vale dizer que a luz natural é um requisito obrigatório para conseguir uma qualidade alta de imagem.
Por isso, opte por aproveitar ao máximo a iluminação natural do ambiente em seus passeios, se posicionando a favor da luz do sol e evitando estar contraluz para não causar sombras. Dessa forma, não será necessário editar a imagem com efeitos para melhorar suas cores e o contraste. No entanto, tome cuidado: luz em excesso pode prejudicar a nitidez da foto. Portanto, equilibre esse recurso para que a imagem seja a mais “limpa” possível.
2. Planeje-se para obter os melhores dias para fotografar
Quer garantir uma boa iluminação para mandar bem nos registros panorâmicos? Então fica ligado no clima para planejar os melhores dias e os horários para fotografar.
Acompanhe para saber se no dia do seu passeio vai chover ou fazer sol. Se você não tem muitos apetrechos profissionais, de fato, os melhores dias serão aqueles com céu aberto e luz solar.
3. Prepare a câmera para acertar em como fotografar paisagens
Encontrar um bom ângulo para fazer bons registros nem sempre é fácil, sobretudo se houver várias pessoas ao redor ou estiver em um ponto turístico disputado. Então, como fotografar paisagens nessas situações?
Procure, com calma, uma perspectiva em que não haja pessoas ou, se não houver jeito, tente fazer uma boa composição que as inclua, com bom enquadramento. Seja rápido com os “cliques”. Assim, as fotos não sairão tremidas. Você ainda pode usar tripé* para garantir a precisão.
Quando encontrar o ângulo que procura, certifique-se de que a imagem está com foco. Nos celulares, o foco pode ser dado ao tocar no elemento de foco na própria tela. Nas câmeras, de forma automática ou manual. Evite o zoom: ele tira a qualidade da sua imagem quando ela for exibida em tamanho maior nas telas de computador.
4. Confira se a lente da câmera está limpa
Para assegurar uma iluminação ótima, foco adequado e boa nitidez, é imprescindível que a lente da sua câmera esteja bem limpa. Verifique esse detalhe antes de partir para fazer as fotos. A presença de poeira ou gordura na lente (da câmera ou do celular) pode desfocar as imagens ou criar borrões em seus registros.
Para remover manchas de dedo, use panos de microfibra em movimentos leves. Para retirar as sujeiras mais persistentes, pode ser interessante aplicar líquidos e/ou produtos específicos para limpeza das lentes.
Vale a pena pesquisar sobre o local, pensar nos ângulos, pegar referências nas redes sociais e internet. Isso pode ajudar a entender as melhores posições e conhecer o ambiente onde vai dar seus cliques. Seja criativo com as ferramentas que você tem em mãos e com o ambiente ao seu redor. Com certeza, um dos melhores registros serão os mais felizes.
Com essas dicas básicas que você acabou de ler, você saberá um pouco mais de como fotografar paisagens, principalmente no Parque Bondinho Pão de Açúcar!
Agora será bem mais fácil, não é? Compartilhe este post nas suas redes sociais, para que os amigos possam saber mais dessas dicas e aproveitá-las com você!
*É permitido acessar o Parque com tripé, desde que na condição de fechado, junto ao copo e não ultrapasse a medida de 1m.