Aqui no Parque Bondinho Pão de Açúcar, a sustentabilidade é um valor intrínseco. Por isso, estamos ligados sempre a ações que têm essa causa tão importante como motivação, como a Reciclagem. Você já ouviu falar do Projeto Light Recicla?
Somos integrantes desse projeto sustentável, que visa a troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica. E, pensando nos pilares da Sustentabilidade, doamos 100% do desconto recebido para um projeto social chamado Gastromotiva, que produz e distribui diariamente refeições na região central do Rio de Janeiro. Com essa parceria, conectamos nosso compromisso de produção sustentável com a doação de alimentos através da nossa gestão de resíduos. Legal, né?
Mas a Reciclagem gera resultados efetivos?
A reciclagem reduz a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais. Além disso, evita a poluição, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras. No primeiro semestre de 2022, o Parque Bondinho contribuiu ativamente para o projeto. Vamos ver como?
Além de termos ficado no top 3 no Ranking do Light Recicla em todos os meses do ano, doamos cerca de 18,5 toneladas de resíduos recicláveis, o que arrecadou o total de R$ 16.754,85 em bônus. Esse valor foi convertido em 1.677 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. E tem mais! Doando os resíduos recicláveis, economizamos cerca de 80.380,64 de KWh de energia, entre janeiro e junho.
Dessa forma, se considerarmos uma jornada de trabalho de 8h/dia, conseguimos poupar o equivalente a:
- 688 anos de uso poupados de uma lâmpada LED acesa
- 39,5 anos de uso poupados de um Ar-Condicionado 7.500 BTU
- 573,5 anos de uso poupados de uma TV
O projeto social
Na Gastromotiva, a comida se torna uma ferramenta de transformação social, começando no indivíduo, envolvendo a comunidade e impactando realidades. O Refeitório Gatromotiva, inaugurado em 2016 pelo projeto, é também onde os alunos e voluntários produzem os Jantares Solidários, que alimentam milhares de pessoas, sem desperdício de alimentos.
Durante a pandemia, o modelo de operação foi redesenhado e o Refeitório, localizado na Lapa, teve que ser fechado por medidas de protocolos sanitários contra COVID-19. Nesse período, os voluntários preparavam em suas próprias casas as refeições para doar às pessoas que passam fome.
A reabertura do refeitório solidário aconteceu no último dia 9 de agosto, onde estão sendo servidas refeições com entrada, prato principal e sobremesa. Tudo isso está ocorrendo num ambiente decorado, oferecendo às pessoas em situação de vulnerabilidade acesso a uma alimentação digna.
Curtiu? Para saber mais sobre as ações de sustentabilidade do parque, clique aqui.