Quando chega o meio do ano, logo começa o clima de festa junina. Escolas e ruas ficam repletas de decoração típica, comida tradicional, música caipira e muito mais! Se você quer ir para festa junina no Rio de Janeiro, também não faltam opções.
Claro, antes de começar suas visitas, vale a pena conhecer mais sobre a festa, além de como se preparar. Acompanhe e entenda melhor de onde veio a festa junina, o que não pode faltar e alguns lugares para comemorar no Rio de Janeiro. Boa leitura!

Como surgiu a festa junina?
Como muitas festas tradicionais, a festa junina começou como uma celebração pagã na Europa, em que se comemorava a passagem da primavera para o verão. Com a cristianização, essas festas foram incorporadas nas tradições e associadas a figuras católicas, como São João, São Pedro e Santo Antônio.
A tradição foi trazida para o Brasil durante a colonização, na época dos grandes plantios e engenhos. Daí vem sua associação com o interior e a vida no campo. Naturalmente, ela também foi perdendo seu caráter religioso e virou uma festa popular tradicional.
O que não pode faltar numa festa junina?
Se você procurar qualquer festa junina no Brasil, há algumas coisas que você deve esperar para ter uma experiência autêntica. Confira!
Roupas xadrez
Não há imagem mais característica do interior do que as roupas com estampa xadrez. Se estiver na dúvida, basta colocar uma camisa xadrez, e você está vestido a caráter.
Comida típica
Maçã do amor, bolo de milho, carne de sol, pamonha, salsichão, entre vários outros pratos típicos, fazem parte de nossa gastronomia e são presença certa nas festas juninas. Qualquer comemoração bem-feita vai incluir uma boa variedade deles.
Quadrilha
A música típica das festas juninas vem do interior do nordeste, quase sempre com uma mistura de sanfona, triângulo e bumbo, que é um tipo de tambor. E, junto da música, também há a quadrilha, uma dança feita em pares, mas com alguns movimentos combinados entre todos os participantes.
Correio Elegante
A festa junina também é considerada uma época de romance em vários lugares. Daí vem o Correio Elegante, em que você pede ao mensageiro para enviar sua carta a outra pessoa. Pode, sim, ser uma forma de galanteio, mas também ser só um elogio.
Aonde ir para festa junina no Rio?
Se você quer conhecer as festas juninas no Rio de Janeiro, temos algumas ótimas sugestões para você. Confira aqui!
Parque Bondinho Pão de Açúcar
O Parque Bondinho não deixa a desejar com a sua campanha: o Arraiá do Morro. Traz um desconto de 50% no Bilhete para TODO o estado do Rio de Janeiro, nascidos ou moradores. O Bilhete Arraiá RJ Adulto a R$80 e Criança a R$40, somente em compras no site. Além disso, o mês todo tem programação junina rolando. Saiba mais aqui e aproveite tudo que o local tem para oferecer!
Arraiá da Fundição Progresso
A Fundição Progresso preparou uma programação também durante o mês de junho. Além do Arraiá do Sibc, os shows acontecem dias 03, 10, 11, 16, 30 de junho, 16 e 22 de julho, entre as atrações Elba Ramalho, Alceu Valença, Sorriso Maroto e Mumuzinho. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio site da Fundição ou na bilheteria física, na Rua dos Arcos, 24 – a 50, na Lapa, região central do Rio.
Carioquíssima na Roça
A tradicional feira Carioquíssima retorna à Urca em junho para mais duas edições em clima de São João. Os expositores da feira ficarão na Praça General Tibúrcio, nos dias 10 e 11/6, trazendo o melhor da gastronomia nordestina, além de atrações infantis e oficinas. Depois, a Feira sobe de bondinho para o Morro da Urca para mais uma edição lá em cima, dias 23 a 25 de junho, com atrações musicais e barraquinhas! Compre o bilhete para o Parque Bondinho aqui.
Não há por que não aproveitar as festas juninas do Rio se você tiver a chance. Pode aguardar muita tradição, comidinhas, música e diversão!
Aposto que ficou na curiosidade para conhecer o Arraiá do Morro no Parque Bondinho! Então, acompanhe todas as novidades pelo Instagram e venha curtir!