
Falar sobre preservação ambiental é mais do que importante, é uma necessidade nos tempos atuais. Isso porque, além de fazer uso de recursos naturais diariamente, o ser humano também gera impactos na natureza. Portanto, discutir o tema ajuda mais pessoas a entenderem como resguardar o meio ambiente.
Além disso, aumenta a conscientização sobre como adotar e promover práticas de sustentabilidade para o presente e, em especial, o futuro das próximas gerações. Neste post, você vai conhecer algumas delas. Fique atento!
1. Faça reciclagem em casa
Se você quer ser alguém mais ativamente envolvido com a preservação ambiental, uma dica é começar fazendo reciclagem em casa. Para tanto, reaproveite itens que seriam descartados (como garrafas de vidro ou caixas de papelão). Eles podem ter múltiplas finalidades, como organização, decoração e mudança.
Outra solução inteligente é contribuir com o sistema de coleta de lixo da sua cidade. Como? Simples: separando o seu lixo em categorias, como plástico, metal, papel, orgânico e demais classes. Isso facilita o processo de reciclagem por empresas especializadas nesse serviço.
2. Invista na plantação de árvores
Se você conta com jardim, quintal ou áreas verdes em casa, que tal plantar uma árvore ou, pelo menos, algumas plantas nesse espaço?
Você repagina o ambiente, promove a preservação na natureza e, de quebra, ainda tem diversos benefícios de ter diferentes espécies na sua residência. É o caso de aumento do conforto térmico, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição.
3. Economize água e energia
A terceira dica de preservação ambiental tem a ver justamente à diminuição de desperdícios. Em especial em relação aos recursos naturais. O mais legal é que para economizar água e energia não é preciso ações mirabolantes. Mudanças no seu cotidiano são bastante eficientes.
Você pode começar não tomando banhos muito longos, não deixando a torneira aberta enquanto escova os dentes, desligando aparelhos eletrônicos sem uso da tomada, não deixando o ar-condicionado ligado o dia todo (ainda mais em ambientes vazios) etc.
4. Reduza o consumo de plástico
Além do que já foi falado, é importante reduzir o uso de plástico no seu dia a dia. Tenha em mente que o tempo de decomposição de produtos feitos com esse material pode ultrapassar os 400 anos.
Por isso, troque sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis, abdique de canudos nas suas bebidas (tanto em casa quanto em estabelecimentos comerciais) e troque os copos descartáveis por garrafas térmicas portáteis. Essas medidas, principalmente quando compartilhadas com amigos e familiares, fazem a diferença na natureza.
Viu só como a preservação ambiental pode fazer do seu cotidiano de forma descomplicada? Então adote já as nossas sugestões! Aproveite e acompanhe empresas que também estão empenhadas com o compromisso da sustentabilidade.
O Parque Bondinho, por exemplo, realiza eventos de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e é certificado pelo empenho no desenvolvimento sustentável.
Gostou de ler mais sobre o tema? Então segue a gente nas redes sociais para mais dicas de cuidado e preservação da natureza! Estamos no Instagram, LinkedIn, Facebook e Tik Tok!