Em outubro, o movimento Outubro Rosa ganha força em todo o país para falar da importância da detecção precoce do câncer de mama. O Parque Bondinho acendeu a cor rosa no Dia Mundial do Combate ao Cancer de Mama, em parceria com a ONG Oncoguia. Conheça mais!
O Outubro Rosa surgiu na década de 90, com o objetivo de alertar a sociedade quanto a importância da detecção precoce do câncer de mama. Esse câncer é um dos tipos mais comuns em mulheres no Brasil e no mundo e corresponde a 25% dos novos casos de câncer por ano, segundo o INCA. O aumento dos casos fez o movimento avançar e a cor rosa é utilizada por marcas e instituições para chamar a atenção para a causa.
No Parque Bondinho, no dia 19 de outubro de 2023, Dia Mundial do Combate ao Cancer de Mama, as estações estão iluminadas de rosa, em parceria com a ONG OncoGuia.

O Oncoguia foi criada em 2009, da união de um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, liderados pela psico-oncologista Luciana Holtz de C. Barros, que deu início à ONG, uma associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.
A ONG foi um segundo passo tomado por Luciana Holtz após a criação, em 2003, do portal Oncoguia. Uma necessidade que surgiu da observação clínica da psico-oncologista de que as informações disponíveis na internet, muitas vezes sem qualidade e falsas, deixavam o paciente com câncer assustado, preocupado e desamparado.
O portal, então, se tornou um canal de informação seguro e de muita qualidade para esses pacientes, seus familiares e cuidadores, e segue, até hoje, como estrutura central do trabalho do Oncoguia. Com conteúdos embasados cientificamente e revisados por um comitê de especialistas na área.
Tem interesse em saber mais e se informar sobre como se prevenir? Acesse o site da Oncoguia clicando aqui.