O Parque Bondinho Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais marcantes do Brasil e que atrai pessoas anônimas e famosas do mundo todo. Nesses 110 anos, é palco de diversos acontecimentos e curiosidades. O Parque abriga o primeiro teleférico do país, inaugurado em 1912 e projetado pelo engenheiro Augusto Ramos. O primeiro trecho ligava a Praia Vermelha ao Morro da Urca. No ano seguinte, foi criada a segunda linha, que liga o Morro da Urca ao Pão de Açúcar.
Com mais de um século de existência, o Parque Bondinho tem muita história para contar. Por aqui, já tiveram gravação de cenas de filme hollywoodiano até a apresentação da Anitta para um dos principais programas da TV americana.
Quer conhecer mais sobre esse cartão postal? Neste post apresentamos 7 curiosidades que você não sabia sobre o Parque Bondinho Pão de Açúcar. Confira!
1. Foi cenário de uma luta marcante de James Bond
Então vamos às curiosidades! No filme “007 Contra o Foguete da Morte” (1979), o Parque Bondinho foi o cenário onde James Bond venceu o terrível vilão “Dentes de Aço”. Em um dos momentos mais tensos do filme, Bond precisa se equilibrar em um dos cabos para não cair, fazendo tirolesa, a mais de 500 metros de altura.

2. Foi palco do primeiro show solo de Cazuza
Na década de 40, o Morro da Urca se consolidou como um importante ponto de encontro da música carioca. Foi nesse cenário que Cazuza, após deixar o Barão Vermelho, fez o seu primeiro show oficialmente em carreira solo. Aliás, várias bandas que marcaram o rock nacional nos anos 80, como Titãs, Paralamas e Legião Urbana, passaram por lá em seus primeiros shows.
3. Recebeu a visita de Albert Einstein
O Físico Albert Einstein, um dos cientistas mais influentes da história, responsável pela criação da Teoria da Relatividade, em sua visita ao Rio, então capital do Brasil, em maio de 1925, fez questão de conhecer a natureza e a vista do Parque Bondinho.
4. Recebeu equilibristas em seus cabos
Em 1977, o equilibrista Norte Americano Steven McPeak fez o trajeto que várias pessoas fazem diariamente no Parque Bondinho, do Morro da Urca ao Pão de Açúcar. A diferença é que ele não utilizou o teleférico, ele foi a pé pelos cabos, usando uma vara metálica para contrabalançar o peso. O feito foi repetido mais tarde, em 2008, pelo equilibrista alemão Falko Traber.
5. Foi local de nascimento de duas crianças
Duas crianças nasceram no Parque Bondinho. Em 1931, nasceu Mário Barreiro, filho de um arrendatário do restaurante do Morro da Urca. Em 1933, nasceu Paulina Sampaio, que era filha de um trabalhador do Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura — o órgão tinha uma base na área.
6. Teve o seu topo conquistado por uma mulher
Quase um século antes da construção do teleférico, em 1817, a inglesa Henrietta Carstairs, 39, entrou para a história ao ser primeira pessoa a escalar o Pão de Açúcar e fincar a bandeira de seu pais no topo da montanha.
7. Foi cenário de “Me Gusta”, de Anitta
Em 2020, o Parque Bondinho foi palco da primeira perfomance do single ‘Me Gusta’, da Anitta, ao vivo remotamente, para o programa americano ‘The Tonight Show with Jimmy Fallon‘. A atmosfera de efeitos e luzes, com um vista de arrepiar, ainda contou com projeções de Cardi B e Myke Towers. O evento aconteceu em uma atmosfera com efeitos e luzes, com uma vista de arrepiar. O clipe foi o marco de uma nova etapa da carreira internacional da cantora.
Neste post, trouxemos 7 fatos curiosos que você não sabia sobre o Parque Bondinho Pão de Açúcar. Agora é hora de você contar a sua história especial no Parque, para agregar a nossa lista! Viveu algum momento super especial com a gente? Conta aqui nos comentários.
Gostou das curiosidades? Acesse nosso site e garanta o bilhete para um passeio no Parque Bondinho Pão de Açúcar. Esperamos a sua visita!