Parque Bondinho Pão de Açúcar®

O que fazer nas férias escolares? Veja 4 programas!

Os períodos de férias escolares são o momento ideal para passear, viajar e curtir muito em família. Muitos pais, em especial, se perguntam o que fazer nas férias escolares para aproveitar esse encontro entre a folga dos filhos e as próprias férias.

Dezembro e janeiro são os meses mais propícios para fazer programações nesse sentido no Brasil, já que coincidem com o verão. Aproveitar esse período para criar momentos de diversão e passeios é uma forma de ficar mais perto de quem você ama e criar boas memórias.

Neste post, você vai conferir 4 programas para curtir as férias escolares no Rio de Janeiro. Aproveite e faça sua lista!

1. Passeios pela cidade

Diversão nas férias não significa, necessariamente, viajar. Muitas vezes, na correria da rotina, deixamos de aproveitar o que o local onde moramos tem a oferecer. E o que não falta no Rio de Janeiro são opções para todos os gostos. Então, explore novos pontos interessantes da sua cidade em família!

Se você vai receber a visita de alguém de outra cidade durante as férias, aproveite a oportunidade para fazer um tour pelos pontos turísticos, algo que normalmente nós não fazemos na nossa própria cidade.

Caso decida viajar, faça, antes, uma boa pesquisa e planeje seu melhor roteiro! Veja algumas dicas aqui.

2. Visite Parques

Ter contato com a natureza é uma experiência relaxante e revigorante, e os parques são pontos das cidades que costumam permitir isso de forma bastante segura e tranquila. Se você for levar crianças para passear, as atividades ao ar livre são uma ótima ideia de diversão saudável, longe de telas e outros elementos da rotina.

Algo que pode fazer parte do passeio no parque é um clássico que nunca perde a graça: o piquenique. Separe uma toalha de mesa, esteiras ou algo semelhante que possa ser estendido na grama e lanches fáceis de transportar. Depois, é só saborear a comida na companhia das pessoas que você ama! No Parque Bondinho, você pode fazer na área de piquenique do Morro da Urca ou no Bosque do Pão de Açúcar.

3. Vá ao museu

Visitar museus é uma boa forma de unir o lazer à cultura e ter experiências enriquecedoras. Pesquise sobre os museus disponíveis na cidade e explore-os! Essa é uma atividade importante para conhecer mais sobre a história local.

Vale destacar que crianças e adolescentes podem achar a programação entediante. Por isso, é interessante buscar exposições mais lúdicas e interativas, indicada para a faixa etária dos pequenos, que será capaz de prender a atenção deles.

Experimente, também, fazer perguntas e dialogar sobre o que observam, para descobrir o que elas estão pensando. As respostas podem ser surpreendentes e muito divertidas!

4. Atividades artísticas

Essa é uma ideia que pode ser explorada até mesmo em casa. Para a criançada, que tal comprar telas em branco e tintas guaches ou acrílicas para soltar a criatividade? Ou mesmo aproveitar jogos, como mímica, futebol, vôlei e jogos de tabuleiro.

Também é possível explorar formas de arte menos convencionais, como a dança e a música. Quem sabe um kararokê?

Há, também, opções de passeios com recreação infantil, teatro, centros artísticos e possíveis espetáculos, como os musicais. E vale para todas as idades! Fique ligado na programação cultural da cidade.

Agora que você já sabe as 4 dicas, embarque nas férias escolares no Rio de Janeiro com tudo! Seja viajando ou ficando na própria cidade, use a criatividade para descobrir novos programas e curtir tudo que a cidade pode te oferecer. Não há nada como dividir a felicidade com quem a gente ama!

Para ficar por dentro da programação do Parque Bondinho, siga a página do Instagram aqui.

Sair da versão mobile