O dia 17/11 é Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul. Em parceria com a OncoGuia, o Parque Bondinho Pão de Açúcar ilumina as estações de azul, chamando atenção para prevenção e diagnóstico precoce da doença.
O mês da conscientização sobre a saúde do homem, Novembro Azul, surgiu em 2003, na Austrália, após o grande impacto positivo e engajamento do Outubro rosa — destinado à análise dos cuidados da mulher e a conscientização sobre a mamografia. O Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano pela doença no Brasil, no biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia pela doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela. Estimam-se 71.730 novos casos deste tipo de câncer por ano para o triênio 2023-2025, no Brasil, segundo a Instituição.
A única saída é a prevenção! Prevenir o câncer de próstata significa estar atento e evitar os fatores de risco, quando possível, além de realizar exames periódicos. Alguns fatores de risco são:
- Idade
- Raça
- Nacionalidade
- Histórico Familiar
- Alterações genéticas
- Obesidade
O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Por isso, a importância do exame de próstata periodicamente, a partir dos 45 anos, e check up regulares. O exame de toque retal e de PSA são principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!
Para mais informações sobre tudo que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata, acesse o site da OncoGuia aqui.