Durante o mês do orgulho, há uma infinidade de ações voltadas à cultura LGBTQIA+ ao redor do mundo. Festas, arte, memoriais, tudo com o intuito de celebrar as conquistas e fortalecer a luta que ainda persiste. E o Rio de Janeiro não deixa a desejar com todos os eventos que promove.

Claro, não só durante o mês de junho a cultura LGBTQIA+ é lembrada. Basta procurar um pouco e você encontra todo tipo de evento dedicado a cada uma das letras da sigla ao longo do ano. O Rio, como um dos maiores centros urbanos do Brasil, traz uma grande variedade para locais e visitantes.
Confira aqui algumas das formas como a cultura LGBTQIA+ é promovida no Rio de Janeiro e encontre o seu roteiro.
Bares e boates
Um dos primeiros lugares para se familiarizar com a comunidade LGBTQIA+ em qualquer cidade grande é encontrar seus bares e boates. É nesses pontos que muitos grupos se reúnem, seja apenas por diversão, seja como parte de um grupo coeso, no qual todos se sentem seguros.
A zona sul do Rio é onde você encontra a maior concentração desses bares e boates. Alguns são bem famosos, como o Pink Flamingo, o Femme o Portal Club. Mas você também encontra em vários outros lugares, como o Seven Bar ou o Show Bar Madureira.
O Posto 9
Quando o assunto é praia, o seu ponto de referência vai ser o Posto 9 da praia de Ipanema. Essa é oficialmente a “praia gay”, como alguns dizem. É lá que você encontra a maior concentração de lésbicas, gays, bis, trans, entre outras letras da sigla. O melhor lugar para se encontrar com todos esses grupos e aproveitar um dia de sol e mar.
Eventos e festivais
É quase impossível pensar na cultura LGBTQIA+ e não pensar em festivais. Esses eventos acontecem o ano inteiro, sempre recebendo milhares de membros da comunidade. Tanto cariocas quanto os que vêm a turismo. E tem pra todos os gostos, desde a roda de samba do Samgay até o Bailão das Sapatão. Basta procurar um pouco e você vê quando é o próximo.
Blocos de carnaval
Carnaval também é festa, mas em outro patamar. E é mais uma celebração amplamente representada pelo grupo LGBTQIA+. O Rio tem vários blocos de carnaval nessa linha. Alguns temáticos e outros mais abrangentes. Você vai encontrar o Amigos da Onça, Banda das Quengas, Divinas Tretas, Saymos do Egyto, entre vários outros. Todos dedicados à cultura LGBTQIA+ à sua própria maneira.
Arte
Dando uma pausa nas festas, a arte e as lembrancinhas também não deixam a desejar. O centro do Rio é cheio de pequenas lojas que oferecem um pedaço dessa cultura na forma de artes, cartões, livros, entre várias outras coisas.
A cultura LGBTQIA+ já é parte do Rio de Janeiro, para além de todos os desafios. Um marco importante para nós é o Parque Bondinho Pão de Açúcar, como o primeiro atrativo turístico associado à Câmara de Turismo LGBT. Estamos sempre investindo no acesso, construindo uma equipe diversa e capacitada para receber qualquer grupo, sem preconceitos.
Quer conhecer mais um ponto da cultura LGBTQIA+? Então visite o nosso site agora mesmo!