Parque Bondinho Pão de Açúcar

Circuito Raízes: Celebrando Histórias Negras

Em parceria com o influenciador embaixador do Parque Bondinho, Isaac Marianno (@isaacmariano), apresentamos o Circuito Raízes, um guia da cultura negra no Rio de Janeiro. Confira!

Novembro é o mês da Consciência Negra (20 de novembro). Preparamos um Guia, em parceria com nosso embaixador influenciador Isaac Marianno (@isaacmariano), de passeios culturais que representam a ancestralidade negra, na nossa cidade carioca, para você conhecer! Acesse o vídeo aqui.

Acompanhe a lista abaixo!

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, MUHCAB

A primeira parada é o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, o MUHCAB. É um Museu de Território dedicado à história e legado da escravidão no Rio de Janeiro.

Inaugurado em 2017, narra a história da cidade por seus protagonistas e faz ouvir as vozes silenciadas. O acervo do museu conta com mais de 2.500 itens e a programação vai de oficinas a exposições.  

Ele está entre os 15 pontos de memória que compõem a “Pequena África”. Funciona às quintas, sextas e sábado, das 10h às 17h e é GRATUITO.

Cais do Valongo

Cruzando histórias com MUHCAB, o segundo ponto do nosso circuito é o Cais do Valongo.

A história desse lugar começou em 1811, no ápice do funcionamento do mercado de escravizados do Valongo. Foi o porto de entrada, entre 1775 e 1830, de cerca 900 mil africanos escravizados no Brasil.

Em 2017, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Pedra do Sal

Nossa última parada é a Pedra do Sal. Aqui, acontecia desembarque de carregamentos de sal dos navios que atracavam no porto. Desde o princípio, era um ponto de encontro de sambistas que trabalhavam como estivadores.

Em 1984, a Pedra do Sal foi tombada pelo Iphan por sua importância arquitetônica, histórica e cultural. Até hoje, um local onde ocorrem as animadas rodas de samba.

Essa é só uma pequena parte das Histórias Negras que construíram nossa cidade. Mas separamos mais locais para vocês!

Agora você já tem uma lista de diversos locais da cultura negra no Rio de Janeiro para conhecer! Aproveite.

Sair da versão mobile