Fevereiro já está batendo na porta e é hora de se planejar para viver da melhor forma o Carnaval no Rio de Janeiro, um dos mais famosos do mundo! A festa é por toda a cidade, não importa seu orçamento, gosto musical, idade e animação. É um período para também aproveitar os atrativos naturais da Cidade Maravilhosa.
Antes de começar a fazer as malas, vamos dar 4 dicas para planejar sua experiência no maior show da Terra! Confira!
1. Comece com um planejamento detalhado
Esse é um período de alta temporada na cidade, ou seja, os custos com acomodação, alimentação e passeios podem ficar mais altos, já que a procura é maior. Mas, planejando com antecedência, entre os meses de setembro e outubro do ano anterior, você consegue boas ofertas.
Depois de definir quantos dias você terá para viajar e comprar a passagem, procure uma acomodação que caiba no seu orçamento. Escolha hotéis ou apartamentos próximos de estações de metrô. Durante o período do Carnaval no Rio de Janeiro, o Metrô Rio fica aberto 24 horas, facilitando o acesso dos foliões aos desfiles na Sapucaí e aos vários blocos pelas ruas da cidade.

2. Hora de colocar o bloco na rua
Durante o dia, a principal atração do carnaval carioca é o Carnaval de Rua. Anualmente, a Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia a lista de blocos oficiais, informando os horários e locais. Os blocos podem se apresentar parados em uma praça ou parque ou se deslocando de um ponto a outro na cidade. Alguns dos mais famosos, como o Cordão do Bola Preta e Monobloco, desfilam no centro do Rio. Em Ipanema, é possível se divertir com as apresentações da Banda de Ipanema e o Simpatia é Quase Amor.
A prefeitura fornece serviços como limpeza, banheiro químico e segurança, enquanto a organização dos blocos entra com os músicos, decoração e animação. No Rio, existem blocos de todos os estilos. Fique de olho na programação!
Para seu conforto, opte por roupas leves e calçados confortáveis (aquele seu tênis velho precisa vir nessa viagem). Use bolsas pequenas, como pochetes e doleiras, mas tenha atenção para furtos e roubos. Beba bastante água e não se esqueça de passar protetor solar antes de sair de casa para o bloco de rua.

3. Marquês de Sapucaí, estrela do Carnaval do Rio de Janeiro
À noite, é hora de assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Eles começam na sexta-feira e sábado, com a Série Ouro, a segunda divisão do carnaval carioca. A vantagem de incluir o desfile da Série Ouro na agenda é ter preços mais acessíveis.
As escolas mais conhecidas do Rio de Janeiro desfilam no domingo e segunda, no Grupo Especial. A maratona do samba vai até o dia amanhecer. Então, se esse programa estiver no seu roteiro, sugerimos que você se prepare para ter disposição. Os ingressos para as arquibancadas e cadeiras podem ser comprados online . Também existem as opções de ingressos para camarotes, open bar e food.

4. Um descanso em meio à folia
Além de ser tempo de Carnaval, fevereiro é verão no Rio de Janeiro. Aproveite para relaxar um pouco nos pontos turísticos da cidade, curtindo a natureza exuberante. Além das praias, outros passeios para estar em contato com a natureza são a Floresta da Tijuca e o Parque Bondinho Pão de Açúcar. Fique atento aos horários de visita dos locais, por conta do grande movimento da cidade.
Agora que você já tem algumas dicas para o Carnaval no Rio de Janeiro, planeje bem sua viagem, comprando ingressos e reservando acomodação com antecedência. Afinal, o Carnaval é a maior festa do planeta e todos querem participar!
Seus amigos também querem estar no Carnaval do Rio de Janeiro? Compartilhe estas dicas em suas redes sociais para todos embarcarem nessa viagem!