
O mês de outubro marca não só o aniversário de 112 anos do Parque Bondinho Pão de Açúcar®, como também a chegada de uma nova experiência cultural ao atrativo turístico mais querido do Rio: o Bosque das Artes Parque Bondinho Pão de Açúcar. O espaço será inaugurado no dia 31 de outubro com a mostra inédita do artista Carlos Vergara, dentro do Projeto Maravilha, e promete encantar visitantes com arte contemporânea ao ar livre.
Um projeto que transforma o olhar sobre a paisagem
Idealizado pelo gestor cultural Fabio Szwarcwald e realizado pela produtora A-Ponte, o Projeto Maravilha é uma iniciativa que visa integrar arte e inovação em diálogo com o ambiente natural. Com patrocínio exclusivo da China National Petroleum Corporation (CNPC) e viabilização por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto chega para valorizar ainda mais o Parque Bondinho Pão de Açúcar®, unindo cultura, turismo e sustentabilidade.
A curadoria é assinada por Ulisses Carrilho, que destaca o protagonismo da paisagem carioca. “Queremos proporcionar uma vivência da arte contemporânea, além de ampliar a contemplação da paisagem e de toda a riqueza do ecossistema”, afirma Szwarcwald.
Carlos Vergara: arte em meio à natureza
Para a mostra inaugural, o escolhido foi Carlos Vergara, um dos maiores nomes da arte brasileira contemporânea. Em 2024, o artista comemorou 60 anos de trajetória, sendo celebrado por obras que investigam o território, a memória e os elementos naturais. Agora, sua arte se funde à experiência única que o Parque Bondinho oferece: a vista deslumbrante, o contato com a mata atlântica e a conexão emocional com o Rio.
Arte que inspira e transforma
Mais do que um novo ponto de visitação, o Bosque das Artes é um convite ao olhar atento e à sensibilidade.
“O Parque Bondinho Pão de Açúcar® acredita que turismo e cultura podem – e devem – andar de mãos dadas. Essa união é capaz de fortalecer toda uma cadeia produtiva, que beneficia empreendedores, artistas e comunidade local”, afirma Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter, holding responsável pela gestão do Parque.
Segundo ele, o projeto está totalmente alinhado aos valores do Parque, que atua constantemente para gerar impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades do seu entorno, promovendo experiências sustentáveis e transformadoras. A criação do Bosque das Artes representa mais um passo nesse compromisso.
Visitação gratuita e experiências enriquecedoras
O Bosque das Artes estará aberto ao público diariamente, das 9h às 17h30, com entrada gratuita. A visita à exposição está integrada à experiência do Parque Bondinho Pão de Açúcar®, que segue oferecendo uma das paisagens mais encantadoras do Brasil, além de diversas atividades para todas as idades.
Garanta seu ingresso
Para viver essa nova experiência que une arte e natureza, adquira seu ingresso para o Parque Bondinho Pão de Açúcar® pelo site oficial:
👉 Clique aqui para comprar seu ingresso