Não adianta ter um dos pontos turísticos mais belos do mundo se ele não puder ser aproveitado pelos visitantes, não é? E, por muitos anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida enfrentaram dificuldade em ter acessibilidade a pontos turísticos e outras opções de lazer, impactando diretamente em suas participações na cultura e sociedade em geral. Principalmente em locais mais altos, sem rampas ou elevadores, ou com longos trechos de caminhada e deslocamento.
Pensando nisso, o acesso ao Parque Bondinho do Pão de Açúcar foi aprimorado pensando em maior acessibilidade. Assim, pode ser uma opção de passeio disponível para todos!
Neste artigo, confira algumas de nossas principais medidas de acessibilidade.
Elevadores
Mais do que conforto, elevadores são também uma medida de acessibilidade. Além disso, o Parque Bondinho Pão de Açúcar é famoso pela vista dos seus pontos mais elevados. Por isso, disponibilizamos elevadores como alternativa às escadas com uso preferencial a gestantes, idosos e pessoas com deficiência.
Rampas de acesso ao bondinho
O “cuidado com o vão” é uma fala até famosa para quem usa vários meios de transporte, incluindo o bondinho. Porém, para os cadeirantes, esse pequeno vão já pode ser um empecilho na hora de aproveitar o passeio.
Para garantir a acessibilidade, temos rampas de acesso ao bondinho. Nosso funcionários estão prontos para auxiliar a qualquer momento os visitantes que necessitarem desse meio de acesso, além de todo o seu passeio, para que seja o mais confortável e seguro possível.
Plano Inclinado
O Plano Inclinado foi mais uma inovação nas medidas de acessibilidade do Parque Bondinho. Temos um no Morro da Urca, que deixa a visita mais fácil e prática para aqueles que necessitam.
Cordão de Girassol
O Cordão de Girassol é um símbolo usado para identificar pessoas com algum tipo de deficiência oculta, que não é imediatamente visível. Ao entrar no Parque, você e seu acompanhante podem solicitar o cordão e, dessa forma, nossa equipe é sinalizada para priorizar seu atendimento e qualquer apoio necessário. É o caso de pessoas no espectro autista, com déficit de atenção, fobias, entre outras.
Banheiros adaptados
O esforço para melhorar o acesso ao Parque Bondinho do Pão de Açúcar não está só na atração em si, mas em toda a infraestrutura ao seu redor. Isso inclui, é claro, os banheiros. Todos eles são adaptados e contam com cabines amplas e pias com acessibilidade para cadeirantes e outras pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas.
Guias e seguranças
Para complementar todas as medidas estruturais implementadas, é necessário ter uma equipe atenta e disponível para atender a todas as pessoas visitantes. Para isso, os funcionários do Parque Bondinho são devidamente preparados para agir caso qualquer um de nossos visitantes precise de ajuda ou tenha dificuldades. Basta nos acionar ou chegaremos até você.
Investir em acessibilidade, garantindo felicidade dos visitantes, sem exceção, é uma de nossas prioridades. Assim, esperamos que pessoas de todos os cantos do mundo conheçam a beleza da nossa cidade maravilhosa e leve consigo apenas boas lembranças!