Conheça o Projeto de Conservação de Orquídeas do MoNa Pão de Açúcar e da Urca
No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Conservação...

leia também

Festas brasileiras para estrangeiros: tradições além do Carnaval que você vai amar conhecer
Lista das Escolas Contempladas no Educa Bondinho 2025.2  

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial da Conservação da Natureza. Historicamente, o Parque Bondinho Pão de Açúcar tem em seu DNA diversas ações de conservação da natureza, como exemplo, o projeto de reflorestamento na década de 80 e a adoção de 40 mil m². Tendo a sustentabilidade como um valor intrínseco, enxergamos que a descoberta de medidas para reverter os danos à natureza são questões que dependem fundamentalmente de estudos científicos e investimento continuado em pesquisas. Dessa forma, em 2022, estamos apoiando a conservação da biodiversidade do parque através de Pesquisa Científica. Para saber 5 das principais ações de Sustentabilidade do Parque, clique aqui.

Em parceria com pesquisadores da UNIRIO, o Projeto de Conservação de Orquídeas do MoNa Pão de Açúcar e da Urca propõe um trabalho de reforço/reintrodução populacional de orquídeas ameaçadas ou com populações muito reduzidas no monumento. Esse projeto tem como foco principal, até 2024, a conservação da Cattleya lobata, uma vez que, segundo o Relatório de Espécies Brasileiras em Risco de Extinção (2022), a planta está inserida na categoria “Criticamente em Perigo” (CR), com o grau mais alto de risco de extinção – ou seja, quando a espécie está severamente ameaçada de desaparecer na natureza.

 

Mas por que se preocupar com o risco de extinção?

A extinção das orquídeas traria danos severos à biodiversidade local, pois a extinção de uma espécie em um ecossistema pode acarretar em consequências perigosas em outras espécies da fauna, flora e de microrganismo que dependem dela para completar seus ciclos de vida.

Para reverter esse quadro, já foram realizadas saídas de campo para levantamento e mapeamento das diferentes espécies de orquídeas encontradas no MoNa Pão de Açúcar e Morro da Urca. Até o momento, foram identificadas 11 espécies da planta, sendo todas as espécies necessitadas de reforço populacional. Aqui, o reforço populacional será realizado através da utilização de técnicas úteis ao estabelecimento de uma população em seu habitat original, buscando aumentá-las.

Por este motivo, aproveitamos para alertar sobre os cuidados com a vegetação nativa e projetos de conservação, principalmente pela presença de espécies raras, sensíveis e de difícil propagação como as orquídeas. Portanto, o respeito às normas de conduta por parte dos nossos visitantes também é super importante e uma forma de garantir o uso da área sem prejuízos para a biodiversidade. Vamos juntos nessa?

Ao visitar o parque, observe os Painéis de Flora e Fauna feitos pelo artista Bruno Big nas estações teleféricas, onde são retratadas a diversidade de animais e plantas que habitam os morros do Pão de Açúcar e Urca. Entre as espécies retratadas, na Estação 2, está localizada a pintura da Cattleya lobata, destacando ainda mais a necessidade de proteger essa espécie e reafirmar nosso compromisso diário com a conservação do meio ambiente e a sociedade.

Ficou curioso para saber como foi feita a pintura das estações? Clique aqui e assista!

Compartilhe!

Por Parque Bondinho Pão de Açúcar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas brasileiras para estrangeiros: tradições além do Carnaval qu...

25/07/2025

Lista das Escolas Contempladas no Educa Bondinho 2025.2  

23/07/2025

Confira o Regulamento do Educa Bondinho 2025.2

15/07/2025

Música ao Vivo no Parque Bondinho: Samba, Jazz e DJs com Vista para...

10/07/2025

BT Experience: bem-estar no alto do Parque Bondinho Pão de Açúcar®

10/07/2025

Como Treinar Seu Dragão Parque Bondinho Pão de Açúcar: férias vikin...

01/07/2025