Que tal uma viagem em família em para aproveitar o feriado de Dia das Crianças? Viajar é uma experiência incrível para criar memórias únicas que vamos levar para a vida toda, ainda mais ao lado de pessoas que amamos e queremos por perto, como a nossa família. Contudo, para garantir que essa experiência será maravilhosa no feriado para todos, é preciso planejar.
Separamos algumas dicas para você garantir uma viagem inesquecível em família no Dia das Crianças!
Escolha de destino
A verdade é que a sua viagem em família já começa na escolha do destino que agrade todo mundo. Isso sim é um desafio difícil de resolver. O melhor jeito de garantir que todos estão satisfeitos é entender para onde cada um quer ir e o porquê, dessa forma, você pode pesquisar por locais que tenham características em comum com o desejo de cada um.
Para quem viaja com crianças, Gramado (RS) é uma ótima opção, já que oferece o Mini Mundo, com diferentes réplicas de cidades e também o Museu de Cera, com figuras conhecidas do mundo da ficção, como Harry Potter e Shrek.
O Rio de Janeiro também oferece uma boa variedade de atividades para as crianças e os adultos, incluindo praias, trilhas, museus, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e eventos por toda a cidade.
Confira como acertar na escolha do destino.

Pontos turísticos
Busque por pontos turísticos que tenham relação com o desejo de todos, sejam praias, montanhas, trilhas, passeios, experiências gastronômicas ou locais para tirar foto, o ideal é colocar na balança o que cada um mais quer e procurar por destinos com pontos em comum para montar o roteiro pensando na família toda. O Parque Bondinho Pão de Açúcar tem tudo em um só lugar! Saiba mais o que você vai encontrar aqui.
Entretenimento
Além das belezas naturais e lugares dignos de boas fotos, é preciso pensar também em formas de entretenimento, principalmente para quem viaja com crianças mais novas. Por isso, procure por museus, shows, espetáculos, apresentações e oficinas, além de outros eventos, no destino para o qual vocês vão viajar.
Planeje o roteiro de viagem
Depois de definir o destino, é hora de planejar o roteiro com antecedência para a viagem em família ser livre de erros. Assim você garante passagens com melhor preço, hospedagem bem localizada em relação as atividades e ingressos para os passeios que desejam fazer.
Pode parar um verdadeiro quebra-cabeça, mas a gente separou algumas ideias para ajudar, vem ver:
Passagens e hospedagem
Comprar passagem em cima da hora é sinônimo de gastar mais, por isso, o ideal é definir o destino e as datas o quanto antes e já garantir as passagens, seja de avião ou ônibus.
Caso o destino seja perto e vocês prefiram ir de carro alugado, também é preciso pesquisar pelas locadoras, encontrar os melhores pontos de retirada e entrega do veículo, colocar no papel o gasto com gasolina, e planejar as paradas para alimentação e ir ao banheiro.
Tão importante quando a passagem é a hospedagem. O melhor cenário é estar hospedado em algum lugar que seja meio do caminho para todos os pontos de parada do roteiro ou mais próximo de um ponto chave, caso sua família queira ir mais à praia, por exemplo.
Visitas e passeios
Por fim, é preciso checar todos os horários, preços de ingresso e disponibilidade para visitas aos pontos turísticos e passeios que você tenha planejado para a sua viagem em família.
Alguns lugares vendem ingressos com muita antecedência e que se esgotam rápido, por isso, monte a agenda de atividades da família para cada dia, levando em conta o tempo de trajeto entre os pontos, e um tempo extra pra garantir e prevenir atrasos. Aproveite para comprar o Bilhete Carioca Maravilha Criança a R$1, do Parque Bondinho, em outubro, clicando aqui.
Separe os documentos
Para quem viaja com crianças ou um grande número de pessoas da família, é preciso se preocupar também com os documentos. Afinal, ninguém quer ter um imprevisto já na hora de embarcar no avião, não é mesmo? Isso muitas vezes pode estragar a experiência.
Por isso, lembre-se de verificar com antecedência a documentação necessária, prazos de validade de vistos e certidões, para garantir uma viagem tranquila. Para viagens internacionais e com crianças, por exemplo, o cuidado precisa ser dobrado e toda a atenção é bem-vinda.
A viagem em família parece muito complicada à primeira vista, com vários detalhes, mas a verdade é que com um bom planejamento é possível evitar dores de cabeça, imprevistos e aproveitar com mais tranquilidade. O importante é se divertir!