Uma das diversões preferidas de cariocas e turistas é ir a rodas de sambas do Rio de Janeiro. Essa atividade, tão tradicional na cidade, nos leva ao coração e à alma dos cariocas, que adoram música e cultura.
Confira aqui onde encontrar as 5 rodas de samba mais tradicionais e badaladas no Rio de Janeiro.
Como surgiram as rodas de samba?
As rodas de samba surgem no Rio de Janeiro nos quintais das “tias”, na região da Praça Onze, ainda no início do século XX, no centro da cidade. Nesses espaços, as pessoas se encontravam para ouvir samba e apresentar suas músicas, que tinham inspiração nos ritmos africanos, mas também absorviam influência da polca e do maxixe.
Alguns clássicos da música brasileira surgiram em rodas de samba. Um exemplo é “Pelo Telefone”, de Donga. Essa foi a primeira gravação de samba no Brasil e foi criada em uma roda de samba na casa de Tia Ciata, uma das entusiastas do ritmo na cidade.
Onde encontrar as principais rodas de samba do Rio de Janeiro?
Samba do Trabalhador
Uma roda de samba às segundas-feiras e que se auto intitula do “trabalhador”? Antes que você ache muito estranho, primeiro precisamos esclarecer de qual trabalhador estamos falando. O Samba do Trabalhador surgiu como um momento de diversão para os músicos na cidade, que trabalham nos finais de semana e têm folga às segundas.
Criada pelo músico Moacyr Luz, a roda acontece no Clube Renascença, na Tijuca, a partir das 16h. Chegue cedo e não perca apresentações surpresa de craques do samba, como a cantora Teresa Cristina e o cantor Jorge Aragão, que sempre aparecem por lá.

Pedra do Sal
Localizada na região da Pequena África, no Centro, a Pedra do Sal está ligada à origem do samba carioca. Nessa região, chegavam as pessoas escravizadas vindas da África e lá eram vendidas aos fazendeiros brasileiros. Hoje é local de celebrar a cultura e a música. Semanalmente, os músicos se apresentam nas segundas e sextas, às 18h, sem cobrança de entrada nem lugar marcado. É chegar e curtir a música!

Beco do Rato
A Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, também tem sua fama e referência para rodas de samba. O Beco do Rato é um bar que apresenta rodas de samba com uma mistura de nomes consagrados e novos destaques dentro da música. Confira a programação semanal no site do bar.

Cacique de Ramos
Indo para o subúrbio da cidade, quem busca uma roda de samba de raiz, deve procurar o Cacique de Ramos. Na sombra da histórica tamarineira plantada no quintal, nomes agora famosos foram descobertos, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Beth Carvalho. O samba rola todo domingo, a partir das 17h — e no terceiro domingo de cada mês é dia de feijoada. Hmmmm.

Baródromo
Já pensou em um bar com decoração lembrando desfiles de escolas de samba? Se é isso que você procura, seu lugar é o Baródromo. Além de ter o samba em sua decoração e cardápio, o bar no Maracanã apresenta rodas de samba semanalmente. O local funciona de terça a quinta, das 17h às 00h; sexta, das 17h às 1h; sábado, das 12h às 1h; domingo e feriados, das 12h às 22h.

Agora que você já conhece algumas rodas de sambas do Rio de Janeiro, que tal ler mais sobre os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa que você precisa conhecer? Clique aqui!
Uma resposta
Gostei.