Ícone do site Parque Bondinho Pão de Açúcar

6 lugares para aproveitar o dia no bairro da Urca

Idyllic View of Urca Neighborhood of Rio de Janeiro by Sunset.

O Bairro da Urca é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, principalmente, porque ele guarda muitas memórias da formação da Cidade Maravilhosa.

O bairro é a residência de ninguém menos do que Roberto Carlos e tantos outros famosos e anônimos que amam a região. E sabia que ela tem diversas opções para você curtir com a sua família e amigos? Ou, até mesmo, um passeio sozinho, caso queira?

Então, confira os 6 melhores lugares que você precisa conhecer no bairro! Boa leitura.

Como chegar ao Bairro da Urca?

Em primeiro lugar, se você não é do Rio de Janeiro ou vem de outros locais da cidade, precisa saber como chegar ao Bairro da Urca. Há algumas formas, por exemplo:

A história do Bairro da Urca

O Bairro da Urca foi um ponto importantíssimo para a criação da própria capital. Como a Baía de Guanabara era povoada por povos indígenas, os portugueses criaram uma estrutura de fortificação em 1565 para conseguir colonizar a região e proteger-se dos conflitos não só com os povos nativos, mas também com navegantes de outros países que tentavam chegar aqui (como os franceses).

Quais os 6 melhores lugares para aproveitar o dia no Bairro da Urca?

Mas o que você pode curtir no Bairro da Urca? O que não faltam são opções para todos os perfis e gostos. Confira os 6 melhores lugares que você não pode deixar de conhecer.

1. Conheça a Praia Vermelha

A Praia Vermelha fica localizada próxima ao Parque Bondinho Pão de Açúcar e à Praça General Tibúrcio. Ela é menor que a de Copacabana, mas é ideal para fazer canoagem e dar um mergulho no mar, já que, por ser enseada, é bem mais tranquilo do que em outras praias da cidade.

2. Fortaleza de São João

Esse é um lugar que está situado no Centro de Capacitação Física do Exército. Ele é composto por três fortins e uma grande fortificação, o Forte de São José, considerado o terceiro mais antigo do Brasil. No local, é possível tirar várias fotos, além de visitar o morro Cara de Cão, que é uma área de preservação ambiental.

3. Faça caminhada na pista Cláudio Coutinho

A pista Cláudio Coutinho é ideal para as pessoas que gostam de se exercitar e apreciar a vista. O local tem 1,25 km de extensão, com vista para toda a orla da Praia Vermelha. Além de ser um local incrível e encantador, ajuda você a garantir uma melhora na qualidade de vida.

4. Mureta da Urca

Para os boêmios que amam uma cerveja gelada, bons papos e uma vista de tirar o fôlego, a Mureta da Urca é uma das melhores pedidas. Esse é um lugar super popular na capital, cheio de bares na região e com acesso ao bar flutuante.

5. Quadrado da Urca

O Quadrado da Urca fica ao lado da Praça Cacilda Becker e é uma região bem bonita, pois é o local em que os barcos atracam e podemos encontrar muitas garças na região. É uma parte mais calma do Bairro da Urca e uma boa pedida para relaxar após um almoço em um dos restaurantes da região.

6. Visite o Parque Bondinho Pão de Açúcar

Quem vai ao Bairro da Urca não pode deixar de colocar em sua lista a subida até o Pão de Açúcar, um dos principais atrativos turísticos localizados no Rio de Janeiro, conhecido mundialmente.

A entrada é pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, localizada próximo à Praia Vermelha e ao lado do Instituto Militar de Engenharia (IME). Ao embarcar, o bondinho leva você primeiro ao Morro da Urca e, em seguida, outro bondinho leva ao Pão de Açúcar. Nas duas paradas durante o percurso, é possível encontrar lojas, restaurantes, lanchonetes, serviços e muuuita história, entre outras formas de se divertir e se encantar com a vista panorâmica do Rio. É de tirar o fôlego!

Como você pode perceber, opções não faltam para aproveitar o dia no Bairro da Urca. Seja você carioca ou não, vale a pena curtir a tranquilidade e desfrutar o melhor da Cidade Maravilhosa, além de ficar por dentro de um bairro histórico, com grande importância para o Rio de Janeiro. Sinta e viva a experiência da Urca!

Pensou em alguém para fazer esse roteiro com você? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais para que ela também fique cheia de vontade de conhecer esse bairro incrível do Rio de Janeiro!

Sair da versão mobile