A Cidade Maravilhosa, com suas paisagens e cultura, não encanta só os turistas, mas também artistas que aqui vivem. O resultado dessa inspiração são músicas sobre o Rio de Janeiro, que cantam a cidade de norte a sul, sua gente e paisagens.
Na cidade, vários eventos celebram grandes nomes da música e agitam os finais de semana. Nas vésperas do carnaval, o Spanta Neném acontece até 28/jan, na Marina da Glória, e tem como tema a música brasileira.
Nesse artigo, fizemos uma seleção de canções para você ouvir enquanto visita as terras cariocas ou para entrar no clima antes de algum passeio. Tem “Samba do Avião”, “Garota de Ipanema”, “Andaraí” e muito mais.
Preparado para viajar na canção e no Rio? Então, continue a leitura e prepare a playlist.

Rio: palco de grandes artistas
Capital do Brasil até a década de 1950, o Rio de Janeiro também se tornou o centro cultural e fervilhante do país, atraindo artistas, movimentos culturais e ditando moda.
Tudo isso se refletiu na produção cultural da cidade, que foi palco da Era do Rádio, viu a Bossa Nova nascer e tem o maior Carnaval do mundo. Hoje, são diversos os festivais musicais que acontecem na agenda carioca.
Na história, artistas como Tom Jobim, João Gilberto e Gilberto Gil cantaram o Rio de uma forma única e apaixonante.
Rio: 5 canções para conhecer a cidade
E que tal uma trilha sonora para conhecer a cidade por músicas que cantam suas belezas? Confira 5 canções clássicas que mostram o Rio de um jeito único. Aproveite para seguir nosso perfil no Spotify, com playlists com curadoria do DJ TOMMAX.
Samba do avião
Se você vier à cidade pelo aeroporto Santos Dumont, que tem como cabeceira de pista a Baía de Guanabara, ou caminhar pelo Aterro do Flamengo vendo os aviões chegarem ou partir, vai lembrar na hora dos versos de “Samba do Avião”, de Tom Jobim.
“Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudade. Rio, teu mar, praia sem fim. Rio, você foi feito pra mim.”
Garota de Ipanema
E que tal caminhar no calçadão de Ipanema ouvindo a música brasileira mais conhecida no mundo todo? Ela se chama “Garota de Ipanema”, foi composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes e canta as belezas do bairro, da cidade e da mulher carioca. Um clássico da Bossa Nova.
Aquele Abraço
“O Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de Janeiro continua sendo. O Rio de Janeiro, fevereiro e março. Alô, alô, Realengo, aquele abraço! Alô, torcida do Flamengo, aquele abraço!”
Os versos de “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil cantam o clima, os bairros para além da Zona Sul e a cultura carioca. Ideal para uma ida ao Maracanã ou a um samba na Portela.
Andaraí
E que tal conhecer um pouco da cultura da Zona Norte ao longo do tempo em “Andaraí”, também conhecida como “No tempo de Don-don”?
“No tempo que Don-don jogava no Andaraí, nossa vida era mais simples de viver. Não tinha tanto miserê, nem tinha tanto ti ti ti.” A canção de Nei Lopes, famosa nas vozes de Dudu Nobre e Zeca Pagodinho, é perfeita para ouvir tomando uma cerveja em um dos bares da região ou pedir em uma roda de samba.
Bondinho
Já para subir em um dos principais cartões postais da cidade ou admirá-lo lá em cima, a canção “O Bondinho”, de Roberto Menescal, Cris Delanno e Alex Moreira, é perfeita para cantar a beleza do Parque Bondinho.
“O sol no mar, a cor do céu. É tanta coisa pra gente olhar. Vamos nesse bondinho por entre nuvens pra chegar lá.”
Rio: para ouvir agora
E nada de ficar só lendo sobre as canções. Clicando aqui, você confere playlists especiais do Parque Bondinho Pão de Açúcar para ouvir essas e outras canções que fazem a trilha sonora da cidade.
Como vimos, a Cidade Maravilhosa inspira passeios, momentos e artistas que compõem músicas sobre o Rio de Janeiro e nos fazem amar ainda mais a cidade. Dá para chegar ouvindo o “Samba do Avião”, cantarolar “Garota de Ipanema” no calçadão e subir o teleférico mais amado do Rio com “O Bondinho”.
E agora que você já conhece mais sobre as canções que cantam o Rio, aproveite para adquirir seu ingresso para uma visita ao Parque Bondinho pelo site.