O bar é o ponto de encontro do carioca. Todo morador da Cidade Maravilhosa possui, pelo menos, um bar de estimação, onde ele conhece o cardápio de cor, sabe os nomes dos garçons e, com sorte, é chamado pelo nome quando chega. Perto de casa, da praia ou do point para o happy hour depois do trabalho, todo carioca sabe indicar seu bar favorito.
Existem alguns bares que são considerados pontos turísticos da cidade. Vamos citar cinco dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro neste texto, para ajudar você, turista, a organizar sua viagem. O horário de funcionamento dos bares pode variar. Confira antes de sair!
1. Bar Urca

Ao finalizar seu passeio pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar, sugerimos que você aproveite para explorar o bucólico bairro da Urca, com suas casas e ruas arborizadas. Um dos pontos que vale a pena conhecer é o Bar Urca, um patrimônio cultural carioca com mais de 80 anos.
Debruçado na Baía da Guanabara, o sistema de funcionamento do Bar Urca é simples: escolha seus petiscos favoritos, entre bolinhos de bacalhau, pastel e caldinhos, pague e leve para a mureta em frente. Se quiser explorar mais o cardápio, o segundo andar do bar disponibiliza mesas para uma refeição especial.
Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca
2. Jobi

O Jobi é um dos bares mais famosos do Rio de Janeiro e considerado patrimônio cultural da cidade. Localizado no Leblon, desde 1956, atrai cariocas e turistas com um dos melhores chopes e petiscos da cidade, como seu filé com queijo. O bar não é grande, então chegue cedo ou aguarde uma mesa.
Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon
3. Boteco Rainha

Apesar de jovem, o Boteco Rainha já se credenciou para ser mais um dos bares tradicionais do Rio de Janeiro. Com dois anos de funcionamento, já recebe uma legião de fãs dos seus quitutes inspirados na culinária portuguesa. Não deixe de colocar esse cantinho do Leblon no seu roteiro.
Endereço: Rua Dias Ferreira, 247 – Leblon
4. Adega Pérola

Em Copacabana, ao sair do metrô Siqueira Campos, não perca a Adega Pérola. Inaugurada em 1957, a adega é conhecida pelo longo balcão de petiscos, vendidos a peso. Além deles, é possível pedir também outros pratos da cozinha, que acompanham muito bem um chope gelado.
Endereço: Rua Siqueira Campos, 138
5. Bar do Bode Cheiroso


Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro está localizado na zona norte da cidade. O estádio do Maracanã, palco de tantas decisões emocionantes, pode ser visitado mesmo em dias que não tem jogos. Após passar pelo templo do futebol, recarregue suas energias com uma “barra de cereal”, nome dado pelos frequentadores do Bode Cheiroso ao torresmo produzido no bar, que funciona desde 1945.
Endereço: Rua General Canabarro, 218 – Maracanã
Esses são alguns dos bares tradicionais do Rio de Janeiro, mas em cada canto da cidade é possível encontrar um boteco que reúne os moradores do local, que podem contar um pouco da história.
Agora que você já conhece um pouco de cinco bares tradicionais do Rio de Janeiro, comente aqui qual você gostaria de visitar. Se já veio ao Rio, qual a sua indicação de bar para se sentir um verdadeiro carioca?