A cultura brasileira é uma das mais ricas do mundo. A história do Brasil contribuiu para sermos um país com uma cultura muito diversa, que encanta os sentidos de apreciadores de todos os continentes.
Famoso pelas belas praias, que inspiraram tantas poesias e músicas, o Rio de Janeiro, com seus belos cartões-postais, é um dos trajetos favoritos de milhares de visitantes. Passear pela cidade e conhecer suas maravilhas aquece o coração dos que gostam de cultura.
Quem mora por aqui bem sabe que existem lugares que a gente não cansa de visitar e admirar, já que a beleza do Rio é única. O Parque Bondinho Pão de Açúcar, com certeza, é um deles.
Neste artigo, selecionamos 3 lugares do Parque Bondinho Pão de Açúcar para você visitar e conhecer mais sobre a cultura brasileira. Vem ler!
1. Anfiteatro do Parque Bondinho Pão de Açúcar
Não dá para falar de cultura brasileira, sem citar o Anfiteatro do Morro da Urca. O local é um tradicional palco da música popular brasileira, super importante para a história do Brasil. Entre os anos 1977 e 1987, o espaço sediou famosos bailes carnavalescos, passando a ser passagem obrigatória do roteiro turístico da cidade maravilhosa. E já recebeu grandes artistas, como Cazuza, Tim Maia, Paralamas do Sucesso, Ney Matogrosso, IZA e Duda Beat.
Nos dias de hoje, o Anfiteatro do Parque Bondinho continua recebendo apresentações artísticas dos mais variados estilos, de shows a eventos. Diariamente, ele fica aberto ao visitante e transmite um vídeo sobre a história do Parque.
2. Cocuruto
Outra visita fundamental para conhecer a cultura brasileira no Rio, é o Cocuruto. O espaço de memória fica no Parque Bondinho, no Morro da Urca, e exibe projeções digitais, imagem, maquinário e objetos que marcaram a trajetória do primeiro teleférico brasileiro e o terceiro do mundo.
No Cocuruto, os visitantes podem ver o antigo maquinário da estação original, que esteve em funcionamento até 1972. Além disso, quem passar pelo Cocuruto também vai conferir uma coleção de souvenirs e obras de arte que reproduzem a paisagem carioca.
O Cocuruto é um local fascinante para conhecer a história do Parque e curiosidades. Uma parada obrigatória para quem é apaixonado cultura e história do próprio país.
3. Praça dos Bondes
Localizada próxima ao local de desembarque, no Morro da Urca, a Praça dos Bondes exibe duas gerações originais do bondinho: a de 1912 e 1972.
Na Praça dos Bondes, ainda é possível ver esculturas em tamanho real, produzidas em bronze, retratando os idealizadores e responsáveis pela implantação de cada bonde: Augusto Ferreira Ramos e Cristóvão Leite de Castro.
O Rio de Janeiro oferece muitas opções para quem quer valorizar a cultura nacional. O próprio Parque Bondinho Pão de Açúcar é um mergulho na história e conexão com a cidade do Rio e num dos biomas mais importantes, a Mata Atlântica.
Se você quer se aprofundar ainda mais na história do Parque Bondinho, uma opção é garantir o Bilhete Visita Guiada.